EMBRAPA e BIOTROP lançam publicação dedicada aos bioinsumos na cultura da soja

EMBRAPA e BIOTROP lançam publicação dedicada aos bioinsumos na cultura da soja

Bioinsumos na cultura da soja: baixe no final da publicação.

A soja é atualmente um dos principais cultivos do país, com cerca de 40 milhões de hectares. Focados no aumento de produtividade, os agricultores buscam constantemente ferramentas e tecnologias para serem mais eficientes a cada safra.

Os insumos biológicos aparecem de forma destacada como importantes aliados para o controle de pragas e doenças na soja, além de promoverem a fixação biológica de nitrogênio, importante especialmente diante do cenário atual, de escassez de fertilizantes.

Diante da relevância do tema, pautados pela produção sustentável e o avanço da agricultura regenerativa, a Embrapa editou, em parceria com a BIOTROP, a publicação “Bioinsumos na Cultura da Soja”.

O livro foi idealizado como fonte de consulta para agricultores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e consultores. A edição compila conhecimentos técnicos sobre bioestimulantes, biorreguladores, agentes biológicos de controle, bioprotetores, biofertilizantes e inoculantes, bem como processos e tecnologias no contexto de produção sustentável.

De acordo com Juliano Cesar da Silva, gerente de assuntos regulatórios da Biotrop e editor da publicação, a prospecção e desenvolvimento de novos produtos biológicos são importantes para atender a demanda dos cultivos agrícolas. “Além disso, também é ressaltada a importância da formulação, ou seja - novas misturas, visando facilitar a utilização das soluções, além de proporcionar estabilidade de prateleira, adequada às realidades do campo. Ambos os aspectos têm a atenção de indústrias como a Biotrop”, destaca.

Outro ponto importante é a tecnologia de aplicação do bioinsumo, que quando realizada de forma correta, potencializa o sucesso do controle biológico. “Desta forma, os avanços em tecnologia de aplicação, bem como o desenvolvimento de novos equipamento e adequações nas modalidades de aplicação devem ser fomentados”, pontuou Silva.

A compatibilidade é outro assunto que ganhou destaque. Considerando que em muitos casos os produtos são compostos por microrganismos vivos, estudos da relação entre diferentes tecnologias e formulações são necessários para a correta utilização, visando obter o máximo benefício do bioinsumo.

Bioinsumos na Cultura da Soja – sobre a publicação

A publicação “Bioinsumos na Cultura da Soja”, dos editores Maurício Conrado Meyer (Embrapa Soja), Adeney de Freitas Bueno (Embrapa Soja), Sérgio Miguel Mazaro (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e Juliano Cesar da Silva (Biotrop), conta com 538 páginas.

Foi estruturada em cinco temáticas: Cenário, desafio e inovações de bioinsumos na cultura da soja; Tecnologias de aplicação; Aplicações – rizosfera/saúde do solo; Aplicações – manejo de plantas daninhas e doenças; Aplicações – manejo de pragas.

BIOTROP – Semeando biológicos, cultivando Vida.

28 de janeiro de 2021

Tratos Culturais em Cana Soca: mantendo a produtividade com o uso de biológicos

Saiba como aumentar a eficácia dos tratos culturais em cana soca, através do uso de produtos biológicos introduzidos ao solo por meio da operação de “corte de soqueira” promovendo eficiência superior nas operações.

28 de janeiro de 2021

A microbiologia do solo e a influência na produtividade do cultivo de cana-de-açúcar

Saiba como o Agrobiota, programa da BIOTROP de análises metagenômicas do solo, têm ajudado grandes usinas de cana-de-açúcar a elevarem a produtividade, a rentabilidade e sustentabilidade de seus canaviais.

28 de janeiro de 2021

BIOTROP conclui segunda etapa de emissão de debêntures sustentáveis

Dado o nosso crescimento acelerado, foi antecipada a emissão de títulos verdes, totalizando R$ 200 milhões em recursos.

1 2 3 26