Investimentos em tecnologia ampliam tempo de prateleira de insumos biológicos

Investimentos em tecnologia ampliam tempo de prateleira de insumos biológicos

Shelf life

O termo se refere ao tempo de prateleira de um produto, ou seja, quanto tempo um produto pode ser armazenado sem perder sua qualidade. O conceito de shelf life é aplicado em diversos setores, como o alimentício, farmacêutico e insumos agrícolas.

Inovação em formulação

Desde sua origem o mercado de insumos biológicos enfrenta um grande desafio chamado tempo de prateleira. É importante salientar que estamos falando de produtos compostos por organismos vivos, ou seja, possuem uma determinada expectativa de vida e condições ideais para sua sobrevivência. Estabelecer o meio ideal para a manutenção da vida dos microrganismos por um longo período é uma tarefa complexa.

Além do período de validade, as empresas, fornecedores e consumidores finais de bioinsumos precisam estar atentos às condições de transporte e armazenamento. A falta de conscientização em relação ao transporte, manuseio e utilização dos biológicos pode prejudicar as condições para plena eficiência do produto.  Há uma grande parcela de produtos biológicos que precisam ser armazenados e mantidos a baixas temperaturas, fator que encarece ainda mais essas etapas.

 Mas afinal de contas, como estender a viabilidade, estabilidade e eficiência dos insumos biológicos?

Investimentos em tecnologia e inovação

Os investimentos massivos em tecnologias de formulação e armazenamento foram primordiais para ampliar o tempo de prateleira dos bioinsumos. O know-how advindo de indústrias de outros segmentos impulsionou o avanço tecnológico das formulações dos bioinsumos. As formulações são vitais para fornecer alimento e proteção para os microrganismos durante o período que eles ficam armazenados nas embalagens.

Hoje existem formulações complexas que atendem as exigências de mais de um tipo de microrganismo, permitindo a elaboração de produtos com maior biodiversidade dentro da mesma embalagem. Deste modo, é possível explorar uma infinidade de possíveis combinações entre microrganismos. O lançamento de produtos com mais de um microrganismo se consolida cada vez mais como uma tendência do mercado de biológicos.

Biotrio e Biofree são produtos compostos pela combinação de microrganismos

Estrutura de resistência: Endósporo

O avanço tecnológico também nos permite aproveitar recursos intrínsecos aos microrganismos para prolongar seu período de validade e viabilidade. Uma dessas ferramentas naturais são os endósporos bacterianos, verdadeiros cofres reforçados que protegem as bactérias. O endósporo é formado naturalmente por determinadas categorias de bactérias quando expostas a condições desfavoráveis à sua sobrevivência.

A Biotrop domina o complexo processo de indução da formação de endósporos bacterianos, resultando em soluções com maior shelf life e elevada capacidade de sobrevivência dos microrganismos após sua aplicação no campo.

36 meses de shelf life e sem refrigeração!

Por meio de massivos investimentos em tecnologia e inovação, a Biotrop vem rompendo a barreira do tempo de prateleira. Temos hoje em nosso portfólio soluções biológicas com shelf life de 36 meses, e sem a necessidade de refrigeração. Fatores que contribuem para essa conquista:

  • Cepas exclusivas e de alta qualidade;
  • Tecnologias em formulações que proporcionam alta estabilidade e longevidade aos microrganismos;
  • Expertise na indução das estruturas de defesa natural de microrganismos.

Este feito tem um grande impacto sobre o mercado, permitindo maior tempo de armazenamento, eficácia e redução de custos com transporte e armazenagem refrigerados.

Fique por dentro de mais inovações nas nossas redes sociais:

https://br.linkedin.com/company/biotropbr

https://www.facebook.com/biotropbr/

https://www.instagram.com/biotropbr/

28 de janeiro de 2021

Insumos biológicos são aliados diante da instabilidade no mercado de fertilizantes

A safra 2021/2022 tem sido marcada pela alta nos custos dos fertilizantes, chegando a mais de 100% em alguns casos. Saiba como soluções biológicas tem se mostrado capazes de auxiliar o produtor neste cenário de alta de preços.

28 de janeiro de 2021

BIOTROP é premiada na Crop Science Awards 2021

Participando pela primeira vez da mais importante competição da indústria de insumos para o agronegócio mundial, foi vencedora com seu bioestimulante Stimutrop.

28 de janeiro de 2021

Investimentos em tecnologia ampliam tempo de prateleira de insumos biológicos

Os investimentos massivos em tecnologias de formulação e armazenamento foram primordiais para ampliar o tempo de prateleira dos bioinsumos - historicamente um gargalo desde a sua origem. Saiba mais sobre o assunto no artigo.

1 2 3 20