Artigo: Utilização da vinhaça com aplicação localizada nas linhas da cultura da cana-de-açúcar

Artigo: Utilização da vinhaça com aplicação localizada nas linhas da cultura da cana-de-açúcar

Aplicação de Vinhaça localizada

A utilização racional da vinhaça, subproduto da produção do etanol, há muito tempo é praticada pelo setor sucroenergético nas lavouras de cana-de-açúcar em diversas formas de aplicação, capturando todos os benefícios agronômicos e ambientais possíveis.

Recentemente, uma forma de aplicação da vinhaça tem se destacado perante as demais, tornando o manejo do subproduto ainda mais racional. Esta forma é conhecida como aplicação localizada da vinhaça, distribuída de forma homogênea ao longo das linhas da cultura, proporcionando o aumento significativo das áreas contempladas com a aplicação do resíduo.

Esta aplicação mais técnica proporciona ao Setor a melhoria da qualidade da aplicação pela homogeneização, quando comparadas às aplicações feitas pelo sistema de canhões aspersores, trazendo consequentemente maior segurança ao meio ambiente.

Pela forma e momento da aplicação da vinhaça localizada, basicamente no trato cultural da cana soca, além da irrigação (molhamento) que ela possibilita, melhorando a brotação da soqueira, pode-se considerá-la como veículo para outros produtos (além daqueles que ela já carrega tradicionalmente, como o potássio, nitrogênio e matéria orgânica).

Todas essas vantagens são ainda mais notadas quando falamos da parte financeira e econômica advinda da utilização deste sistema de aplicação de vinhaça, que permite o aumento significativo da área aplicada - e por relação direta o aumento da área “molhada” - beneficiando a brotação das soqueiras, a diminuição da dependência dos fertilizantes potássicos e nitrogenados e a concentração de outras operações em uma única, possibilitando a redução ou adequação dos equipamentos e tratores utilizados nos tratos culturais da cana soca.

Aproveitamento da vinhaça localizada para aplicação de produtos biológicos

Alguns pesquisadores já comprovaram a eficiência e eficácia de produtos, principalmente os inseticidas, misturados e utilizados na vinhaça com aplicação localizada no controle dos alvos, demonstrando até a potencialização destes em relação à aplicação mais tradicional feita no corte da soqueira.

A BIOTROP, por meio de seu portifólio de produtos com formulações modernas e inovadoras, pode contribuir ainda mais neste manejo. Diversos produtos de sua linha de bioinseticidas, bionematicidas, hidrocapacitores, biofungicidas, bioestimulantes, fixadores de nitrogênio (FBN), solubilizadores de nutrientes e contra estresses abióticos e bióticos da cultura, tiveram eficácia comprovada na aplicação de vinhaça localizada, potencializando o seu uso.

Isso porque as tecnologias BIOTROP proporcionam: “shelf life” de até dois anos de armazenamento em prateleiras não refrigeradas; compatibilidade e garantia de sobrevivência dos microrganismos em meios agressivos como a vinhaça e em mistura com produtos químicos - devido a sua formulação inovadora; e velocidade de ação por meio da tecnologia “Hayai” (presente no bionematicida FURATROP).

Todos os fatores descritos e somados levarão as lavouras de cana-de-açúcar a um incremento de produtividade, com consequente redução de custos de produção, proporcionando maior sustentabilidade ao setor, principalmente pela associação do aumento da área de aplicação de vinhaça e uso de produtos biológicos.

Artigo escrito por Cassio Manin Paggiaro, Gerente de Tecnologia em cana-de-açúcar da BIOTROP.

Conheça os produtos neste link.

BIOTROP – Semeando biológicos, cultivando Vida.

28 de janeiro de 2021

Artigo: Utilização da vinhaça com aplicação localizada nas linhas da cultura da cana-de-açúcar

A BIOTROP, por meio de formulação superior, possui diversos produtos para a eficaz aplicação na vinhaça localizada.

28 de janeiro de 2021

BIOTROP obtém aprovações para a agricultura orgânica

A empresa acaba de conquistar a certificação do IBD, maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina para diversos produtos de seu portfólio.

28 de janeiro de 2021

BIOTROP conquista selo GPTW

Participando pela primeira vez em 2022, a Biotrop passa a ser certificada como um ótimo lugar para se trabalhar!

1 2 3 24