Aplicação de Vinhaça localizada
A utilização racional da vinhaça, subproduto da produção do etanol, há muito tempo é praticada pelo setor sucroenergético nas lavouras de cana-de-açúcar em diversas formas de aplicação, capturando todos os benefícios agronômicos e ambientais possíveis.
Recentemente, uma forma de aplicação da vinhaça tem se destacado perante as demais, tornando o manejo do subproduto ainda mais racional. Esta forma é conhecida como aplicação localizada da vinhaça, distribuída de forma homogênea ao longo das linhas da cultura, proporcionando o aumento significativo das áreas contempladas com a aplicação do resíduo.
Esta aplicação mais técnica proporciona ao Setor a melhoria da qualidade da aplicação pela homogeneização, quando comparadas às aplicações feitas pelo sistema de canhões aspersores, trazendo consequentemente maior segurança ao meio ambiente.
Pela forma e momento da aplicação da vinhaça localizada, basicamente no trato cultural da cana soca, além da irrigação (molhamento) que ela possibilita, melhorando a brotação da soqueira, pode-se considerá-la como veículo para outros produtos (além daqueles que ela já carrega tradicionalmente, como o potássio, nitrogênio e matéria orgânica).
Todas essas vantagens são ainda mais notadas quando falamos da parte financeira e econômica advinda da utilização deste sistema de aplicação de vinhaça, que permite o aumento significativo da área aplicada – e por relação direta o aumento da área “molhada” – beneficiando a brotação das soqueiras, a diminuição da dependência dos fertilizantes potássicos e nitrogenados e a concentração de outras operações em uma única, possibilitando a redução ou adequação dos equipamentos e tratores utilizados nos tratos culturais da cana soca.
Aproveitamento da vinhaça localizada para aplicação de produtos biológicos
Alguns pesquisadores já comprovaram a eficiência e eficácia de produtos, principalmente os inseticidas, misturados e utilizados na vinhaça com aplicação localizada no controle dos alvos, demonstrando até a potencialização destes em relação à aplicação mais tradicional feita no corte da soqueira.
A BIOTROP, por meio de seu portifólio de produtos com formulações modernas e inovadoras, pode contribuir ainda mais neste manejo. Diversos produtos de sua linha de bioinseticidas, bionematicidas, hidrocapacitores, biofungicidas, bioestimulantes, fixadores de nitrogênio (FBN), solubilizadores de nutrientes e contra estresses abióticos e bióticos da cultura, tiveram eficácia comprovada na aplicação de vinhaça localizada, potencializando o seu uso.
Isso porque as tecnologias BIOTROP proporcionam: “shelf life” de até dois anos de armazenamento em prateleiras não refrigeradas; compatibilidade e garantia de sobrevivência dos microrganismos em meios agressivos como a vinhaça e em mistura com produtos químicos – devido a sua formulação inovadora; e velocidade de ação por meio da tecnologia “Hayai” (presente no bionematicida FURATROP).
Todos os fatores descritos e somados levarão as lavouras de cana-de-açúcar a um incremento de produtividade, com consequente redução de custos de produção, proporcionando maior sustentabilidade ao setor, principalmente pela associação do aumento da área de aplicação de vinhaça e uso de produtos biológicos.
Artigo escrito por Cassio Manin Paggiaro, Gerente de Tecnologia em cana-de-açúcar da BIOTROP.
Conheça os produtos neste link.
BIOTROP – Semeando biológicos, cultivando Vida.