A microbiologia do solo e a influência na produtividade do cultivo de cana-de-açúcar

A microbiologia do solo e a influência na produtividade do cultivo de cana-de-açúcar

O solo compõe o principal agente do sistema produtivo agrícola, por sustentar as plantas e viabilizar a dinâmica de absorção de água e nutrientes para o desenvolvimento vegetal. Cada parte do solo abriga “amigos invisíveis” do produtor rural: de 100 a 1000 kg de microrganismos por hectare (10^7 a 10^9 células por grama), contemplando mais de 10 mil espécies, que auxiliam no desenvolvimento das plantas de diversas maneiras, como por exemplo suprindo-as através da fixação biológica do nitrogênio ou pela solubilização do fósforo.
É sabido que no cultivo de cana-de-açúcar, uma planta semi-perene, o sistema de produção pode agir na perda da biodiversidade dos solos. Como um sistema em desequilíbrio pode não apresentar seu máximo potencial produtivo, é fundamental conhecer o solo e suas propriedades, promovendo eventuais ajustes na área cultivada.

Metagenômica: a análise da vida no solo

Essa investigação minuciosa da vida no solo é possível por meio da Metagenômica, técnica que permite estudar os genomas de microrganismos de um nicho ecológico. E é essa ferramenta que a BIOTROP tem levado às Usinas e Consultorias canavieiras parceiras.

Chamada de Agrobiota, a iniciativa - que é inédita no mundo em escala comercial – acrescenta o fator biológico nas análises de solo, realizando o mapeamento dos microrganismos presentes.
O programa está fundamentado em três principais pilares:

  • O primeiro é a realização desta completa análise de solo, que identifica os microrganismos benéficos e os potencialmente patogênicos, originando recomendações agronômicas precisas para melhorar a sanidade e o vigor das lavouras;
  • O segundo é mapear o sequestro de carbono do local com foco na agricultura de baixas emissões;
  • E o terceiro é analisar a demanda hídrica.
    Em busca de um sistema de produção mais equilibrado, sustentável e funcional, a empresa NovAmérica, produtora de cana-de-açúcar, foi a primeira a aderir ao Programa Agrobiota, em 2021, seguida por outras grandes empresas do mercado, em 2022, como Adecoagro, Cocal, Agua Bonita, entre outras.

Agrobiota: recomendações agronômicas acuradas

Na prática, após a coleta no campo, as amostras de solo vão para o laboratório especializado da Biotrop, identificando por meio de análise de DNA toda a vida microbiana do solo, com o reconhecimento do papel de cada microrganismo. Com base nos resultados, a BIOTROP realiza recomendações específicas de bioinsumos.
Dentre os destaques do portfólio da BIOTROP para a cana-de-açúcar estão os produtos FURATROP, bionematicida com a tecnologia Hayai, que proporciona uma ação rápida sobre o alvo devido à alta carga de metabólitos e de compostos orgânicos em sua composição, apresentando resultados expressivos; o STIMUTROP, produto premiado internacionalmente no “Crop Science Award” 2021 na categoria “Melhor Inovação em Formulação”, que é utilizado como fisioativador, combinando o estímulo ao desenvolvimento da cultura e o crescimento de microrganismos benéficos em um processo sinérgico. Juntos com BIOFREE, que aumenta a eficiência da adubação, BIOTRIO, potencializador do equilíbrio do solo, e BIOEXOS, para o manejo de insetos, constitui um completo pacote tecnológico.
Os bioinsumos aumentam a longevidade produtiva dos solos, melhoram a eficiência da adubação de base e aprofundam o sistema radicular, promovendo a produtividade e a rentabilidade do cultivo.
Conheça o portfólio da BIOTROP acessando aqui.

BIOTROP - Semeando biológicos, cultivando vida!

28 de janeiro de 2021

Tratos Culturais em Cana Soca: mantendo a produtividade com o uso de biológicos

Saiba como aumentar a eficácia dos tratos culturais em cana soca, através do uso de produtos biológicos introduzidos ao solo por meio da operação de “corte de soqueira” promovendo eficiência superior nas operações.

28 de janeiro de 2021

A microbiologia do solo e a influência na produtividade do cultivo de cana-de-açúcar

Saiba como o Agrobiota, programa da BIOTROP de análises metagenômicas do solo, têm ajudado grandes usinas de cana-de-açúcar a elevarem a produtividade, a rentabilidade e sustentabilidade de seus canaviais.

28 de janeiro de 2021

BIOTROP conclui segunda etapa de emissão de debêntures sustentáveis

Dado o nosso crescimento acelerado, foi antecipada a emissão de títulos verdes, totalizando R$ 200 milhões em recursos.

1 2 3 26