O solo compõe o principal agente do sistema produtivo agrícola, por sustentar as plantas e viabilizar a dinâmica de absorção de água e nutrientes para o desenvolvimento vegetal. Cada parte do solo abriga “amigos invisíveis” do produtor rural: de 100 a 1000 kg de microrganismos por hectare (10^7 a 10^9 células por grama), contemplando mais de 10 mil espécies, que auxiliam no desenvolvimento das plantas de diversas maneiras, como por exemplo suprindo-as através da fixação biológica do nitrogênio ou pela solubilização do fósforo.
É sabido que no cultivo de cana-de-açúcar, uma planta semi-perene, o sistema de produção pode agir na perda da biodiversidade dos solos. Como um sistema em desequilíbrio pode não apresentar seu máximo potencial produtivo, é fundamental conhecer o solo e suas propriedades, promovendo eventuais ajustes na área cultivada.
Metagenômica: a análise da vida no solo
Essa investigação minuciosa da vida no solo é possível por meio da Metagenômica, técnica que permite estudar os genomas de microrganismos de um nicho ecológico. E é essa ferramenta que a BIOTROP tem levado às Usinas e Consultorias canavieiras parceiras.
Chamada de Agrobiota, a iniciativa – que é inédita no mundo em escala comercial – acrescenta o fator biológico nas análises de solo, realizando o mapeamento dos microrganismos presentes.
O programa está fundamentado em três principais pilares:
- O primeiro é a realização desta completa análise de solo, que identifica os microrganismos benéficos e os potencialmente patogênicos, originando recomendações agronômicas precisas para melhorar a sanidade e o vigor das lavouras;
- O segundo é mapear o sequestro de carbono do local com foco na agricultura de baixas emissões;
- E o terceiro é analisar a demanda hídrica.
Em busca de um sistema de produção mais equilibrado, sustentável e funcional, a empresa NovAmérica, produtora de cana-de-açúcar, foi a primeira a aderir ao Programa Agrobiota, em 2021, seguida por outras grandes empresas do mercado, em 2022, como Adecoagro, Cocal, Agua Bonita, entre outras.
Agrobiota: recomendações agronômicas acuradas
Na prática, após a coleta no campo, as amostras de solo vão para o laboratório especializado da Biotrop, identificando por meio de análise de DNA toda a vida microbiana do solo, com o reconhecimento do papel de cada microrganismo. Com base nos resultados, a BIOTROP realiza recomendações específicas de bioinsumos.
Dentre os destaques do portfólio da BIOTROP para a cana-de-açúcar estão os produtos FURATROP, bionematicida com a tecnologia Hayai, que proporciona uma ação rápida sobre o alvo devido à alta carga de metabólitos e de compostos orgânicos em sua composição, apresentando resultados expressivos; o STIMUTROP, produto premiado internacionalmente no “Crop Science Award” 2021 na categoria “Melhor Inovação em Formulação”, que é utilizado como fisioativador, combinando o estímulo ao desenvolvimento da cultura e o crescimento de microrganismos benéficos em um processo sinérgico. Juntos com BIOFREE, que aumenta a eficiência da adubação, BIOTRIO, potencializador do equilíbrio do solo, e BIOEXOS, para o manejo de insetos, constitui um completo pacote tecnológico.
Os bioinsumos aumentam a longevidade produtiva dos solos, melhoram a eficiência da adubação de base e aprofundam o sistema radicular, promovendo a produtividade e a rentabilidade do cultivo.
Conheça o portfólio da BIOTROP acessando aqui.
BIOTROP – Semeando biológicos, cultivando vida!