

Evento promovido pela Coplacana acontece entre 23 e 27 de fevereiro, em Piracicaba (SP)
Entre os destaques do Coplacampo está o uso de bioinsumos na cultura da cana-de-açúcar, tema que ganha relevância com a participação da BIOTROP, empresa líder em tecnologias biológicas para a agricultura. O evento acontece em Piracicaba (SP), entre os dias 23 e 27 de fevereiro, e é promovido pela Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana).

Estudo conduzido pelo Bureau Veritas avaliou a pegada de carbono do Bombardeiro, biofungicida multissítio da BIOTROP. A análise considerou o tratamento de um hectare ao longo de um ciclo completo e comparou suas emissões às de dois fungicidas químicos de princípios ativos amplamente utilizados no mercado. O biofungicida da BIOTROP apresentou pegada de carbono de 6,61 kg de CO₂ por hectare tratado, enquanto os fungicidas químicos avaliados registraram 13,8 kg de CO₂/ha (ingrediente ativo: Mancozebe) e 18,80 kg de CO₂/ha (princípio ativo: Clorotalonil). Na prática, isso representa redução de até 65% nas emissões de gases de efeito estufa quando comparado ao manejo químico convencional. O impacto climático foi mensurado pelo indicador GWP100 (Potencial de Aquecimento Global em 100 anos), que converte todas as emissões de gases de efeito estufa em valor equivalente de CO₂.

Com o índice real de reciclagem em 97% suas unidades industriais, a BIOTROP, empresa líder em soluções biológicas e naturais para agricultura, superou os padrões de gestão ambiental preconizados pelo Instituto Lixo Zero e recebe a Certificação Ouro do Sistema de Gestão Lixo Zero, com reconhecimento internacional.
A Certificação do Instituto Lixo Zero exige que pelo menos 90% dos resíduos sejam encaminhados para reutilização, reciclagem ou compostagem. “Atingimos escore expressivamente superior, o que mostra o comprometimento da empresa, incluindo liderança e colaboradores, na gestão ambiental”, assinala Isabele Aleluia, analista de ESG da BIOTROP.

Líder em tecnologias biológicas para a agricultura, a BIOTROP estará na 38ª edição do Show Rural Coopavel, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR), com o foco de disseminar conhecimento para aumento da produção sustentável, com respeito ao meio ambiente e às pessoas. Nesse sentido, a presença da empresa no evento também objetiva a troca de experiências com agricultores e profissionais.

BIOTROP faz descoberta científica que pode redefinir o manejo do bicudo-do-algodoeiro no Brasil. Nova solução biológica em breve estará no mercado.

A cigarrinha-do-milho (Daubulus maidis) representa um importante desafio fitossanitário para a produtividade do milho. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apenas 10 cigarrinhas por planta são suficientes para comprometer seriamente a produtividade da cultura. “Esse dano resulta do enfezamento patógeno transmitido por este inseto, que impede a correta absorção de nutrientes”, explica a engenheira agrônoma Lauany Cavalcante, coordenadora de portfólio da BIOTROP.

A horticultura brasileira atravessa momento de dinamismo, mas também de alta complexidade. A combinação de oscilações climáticas, competitividade crescente e variações de preços desafia produtores

O algodão brasileiro enfrenta uma nova escala de desafios abaixo da linha do solo. Nas regiões do Cerrado, com destaque para Mato Grosso, Bahia e

Biobrev full, da BIOTROP, é aliado no controle da lagarta, pois possui múltiplos mecanismos de efeito inseticida.

A BIOTROP acaba de ser reconhecida pela Forbes Brasil como uma das 10 empresas mais inovadoras do país, um resultado que celebra nosso time, parceiros e, sobretudo, nossos amados clientes, que inspiram nossa jornada desde o início.

O ministro federal belga da Mobilidade se reuniu com a liderança local para entender como as inovações biológicas da empresa e sua forte atuação em campo contribuem para sistemas agrícolas mais sustentáveis e resilientes em várias regiões do Brasil.

A Biotrop assumirá a gestão da divisão Bioworks, focada em biopesticidas e bioestimulantes para a horticultura a partir de janeiro de 2026. A unidade atua
©COPYRIGHT 2018 – 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS