Bioeconomia e Agricultura Digital
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou, nesta quarta-feira (27), do painel interativo “Destravando a Inovação para transformar Sistemas Alimentares”, do Fórum Econômico Mundial de Davos, para a promoção do debate sobre novas tecnologias e modelos de negócio na transformação de sistemas alimentares até 2030.
No painel, a ministra apresentou as principais ações do Governo Federal para a modernização da agricultura brasileira, e afirmou que “a transformação digital tem ocorrido muito rapidamente no Brasil”, defendendo que o agronegócio precisa estar inserido nesse contexto de mudança.
Durante o fórum, foram apresentados ainda os investimentos em tecnologia e inovação dentro e fora do campo. De acordo com Tereza Cristina, os volumes de investimentos em agritech saltaram de U$ 4 milhões em 2013 para mais de U$ 200 milhões em 2019, formando um ecossistema de inovação.
Para a ministra, a inovação é o único vetor capaz de conciliar segurança alimentar com preservação ambiental, imprescindível para adequar a agropecuária à realidade global. O ministério aposta na sustentabilidade, inovação aberta, bioeconomia, agregação de valor e agricultura digital como diretrizes estratégicas.
Fonte: Governo Federal