O sucesso da lavoura com a interação entre Biológicos e Químicos

O sucesso da lavoura com a interação entre Biológicos e Químicos

Interação Químico-Biológico

A agricultura moderna permitiu alimentar o mundo graças a aumentos contínuos de produtividade, frutos do desenvolvimento de tecnologias como o melhoramento genético, nutrição e controle químico de pragas e doenças.

O mundo agrícola vive hoje uma nova transformação: a expansão do uso de produtos biológicos em complementariedade a produtos químicos.

Essa nova fase da agricultura é pautada pela combinação da busca por novos incrementos de produtividade e novos padrões de sustentabilidade exigidos pela sociedade e desejados pelos agricultores.

Os produtos biológicos já são uma realidade e certamente serão cada vez mais utilizados em combinação sinérgica com os químicos. O consórcio de produtos químicos e biológicos pode garantir muito mais resultados nas lavouras. A integração é essencial para melhorar o sistema produtivo, possibilitando trabalhar com as duas ferramentas de forma conjunta. Assim, extrai o melhor que cada um tem a oferecer.

Manejo Integrado

No conceito de “Manejo Integrado”, há muito tempo conhecido e estudado na agronomia, o qual promove o uso de ferramentas complementares capazes de otimizar o uso de insumos e aumentar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

A adoção do manejo integrado vai crescer muito nos próximos anos, mas há cuidados importantes para o setor. Os biológicos possuem ações distintas dos químicos. O agricultor deve utilizar as ferramentas dentro de um manejo para que as suas necessidades sejam supridas.

Soluções voltadas para as demandas do agronegócio

Os produtos biológicos têm evoluído muito, tanto em qualidade da formulação como em eficiência agronômica. O desenvolvimento das novas gerações de biológicos é focado nos principais desafios de cada cultura, como o manejo de cigarrinhas no milho, de percevejos na soja, de nematoides no café etc.

Em breve estarão disponíveis soluções específicas para sanidade, fertilidade, estimulação, entre outras. Nesse sentido, os biológicos serão cada vez mais excelentes ferramentas para trazer melhor equilíbrio ao solo e às lavouras.

Os biológicos podem ajudar a planta a se defender dos patógenos existentes por meio de diferentes mecanismos. Ao conseguir maior equilíbrio das condições de solo com uso de microrganismos, as plantas se desenvolvem mais, o sistema radicular melhora e assim ela absorve melhor os nutrientes dos fertilizantes e se defende de maneira mais adequada frente aos patógenos.

Os biológicos estão se desenvolvendo para a complementação dos químicos, aumentado sua eficiência e reduzindo o tempo para o surgimento de resistências. Assim, o manejo integrado demonstra claro equilíbrio, uma solução para o produtor e para a sociedade.

Tecnologia Biotrop

Ainda em fase de pesquisa, diversos resultados têm demonstrado o aumento da eficiência nutricional, o equilíbrio fisiológico das plantas e do manejo de pragas e doenças pela combinação entre químicos e biológicos.

A área de Inovação e Tecnologia da Biotrop tem se dedicado exaustivamente ao tema, apresentando diariamente resultados consistentes sobre o controle de doenças da parte aérea de plantas alternando produtos químicos e biológicos para as culturas da soja, feijão, citros e tomate.

Em alguns anos, nosso portfólio estará completo!

Conheça nossa linha: manejo biológico, bioativadores e inoculantes.

Confira matéria relacionada: https://www.grupocultivar.com.br/noticias/manejo-integrado-com-quimicos-e-biologicos-contribui-para-sucesso-na-lavoura

28 de janeiro de 2021

Insumos biológicos são aliados diante da instabilidade no mercado de fertilizantes

A safra 2021/2022 tem sido marcada pela alta nos custos dos fertilizantes, chegando a mais de 100% em alguns casos. Saiba como soluções biológicas tem se mostrado capazes de auxiliar o produtor neste cenário de alta de preços.

28 de janeiro de 2021

BIOTROP é premiada na Crop Science Awards 2021

Participando pela primeira vez da mais importante competição da indústria de insumos para o agronegócio mundial, foi vencedora com seu bioestimulante Stimutrop.

28 de janeiro de 2021

Investimentos em tecnologia ampliam tempo de prateleira de insumos biológicos

Os investimentos massivos em tecnologias de formulação e armazenamento foram primordiais para ampliar o tempo de prateleira dos bioinsumos - historicamente um gargalo desde a sua origem. Saiba mais sobre o assunto no artigo.

1 2 3 20