Safra de Soja 24/25: recordes, desafios climáticos e perspectivas

Com a conclusão da etapa soja da 22ª edição do Rally da Safra, a Agroconsult divulgou os resultados consolidados da expedição, que percorreu mais de 62 mil quilômetros por 13 estados brasileiros ao longo de três meses. A BIOTROP teve a honra de apoiar mais uma vez essa importante iniciativa que acompanha de perto o desempenho da agricultura nacional, gerando informações estratégicas para o setor.

A estimativa de produção da safra de soja 24/25 confirma o otimismo observado desde o início da jornada: o Brasil deve colher 172,1 milhões de toneladas do grão, um novo recorde histórico. Esse volume representa um crescimento de 16 milhões de toneladas em relação à safra anterior (+10,7%) e 10 milhões acima do recorde da safra 22/23 (+6%).

Entre os destaques da produção nacional está o estado do Mato Grosso, que deve colher mais de 50 milhões de toneladas, mesmo enfrentando adversidades como o atraso das chuvas no plantio e o excesso de precipitações durante a colheita. A produtividade média projetada é de 66,5 sacas por hectare, resultado atribuído ao bom manejo fitossanitário, práticas nutricionais adequadas e avanços genéticos contínuos, como ressalta André Debastiani, coordenador do Rally da Safra.

Outros cinco estados também apresentaram produtividades acima da média nacional de 60 sacas por hectare: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Piauí. A Bahia, que enfrentou clima quente e seco em março, se destacou ao alcançar, junto com Goiás, a maior produtividade média do país pelo terceiro ano consecutivo: 68 sacas por hectare.

No entanto, a safra também foi marcada por desafios. Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul sofreram com condições climáticas adversas. No RS, o clima quente e as chuvas irregulares se estenderam até março, impactando diretamente a produtividade, agora estimada em 37,5 sacas por hectare — bem abaixo da previsão inicial de 20,2 milhões de toneladas, que foi revisada para 15,3 milhões.

Apesar dessas perdas localizadas, o avanço da agricultura segue evidente: a área plantada com soja no Brasil cresceu 2,1% em relação à safra passada, totalizando 47,8 milhões de hectares, segundo dados do CropData via imagens de satélite.

O Rally da Safra mais uma vez mostrou seu papel fundamental ao levar conhecimento técnico de qualidade para o campo, com dados confiáveis que ajudam produtores, empresas e toda a cadeia agrícola a tomar decisões mais estratégicas.

A BIOTROP tem orgulho de apoiar projetos como esse, que conectam inovação, sustentabilidade e informação em prol do desenvolvimento do agro brasileiro. Seguimos ao lado do produtor, impulsionando a produtividade e a saúde dos cultivos com soluções biológicas de alta performance.

Biotrop – a Escolha Natural

Atenção: Você está no site da Biotrop. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.