Biotrop comemora 6 anos de mercado com crescimento exponencial e olhar para o mercado internacional

Estamos entre as líderes do mercado insumos biológicos e naturais para a agricultura, com planos de reforçar investimentos e efetuar expansão para outros países

A Biotrop comemora seis anos de uma jornada de inovação e crescimento exponencial. Em 2023, a nossa receita bruta no país foi de R$ 618 milhões e o planejado é seguir com forte crescimento este ano. Detentora das mais avançadas tecnologias nesse segmento, inclusive com formulações patenteadas, pretendemos ultrapassar as fronteiras com ainda mais força, avançando firme para a internacionalização.

Hoje, além do Brasil, comercializamos nossos produtos no Paraguai, Argentina, Bolívia, Uruguai e Peru, e em breve expandiremos nossa atuação para outros mercados latino-americanos e da União Europeia, além de estarmos a um passo de concluir a primeira venda nos Estados Unidos.

Para o CEO da Biotrop, Antonio Carlos Zem, muito da trajetória de sucesso da empresa vem do propósito que guia a companhia. “Nós, desde o início, acreditamos no potencial dos biológicos para transformar a agricultura. Tem sido só o começo de uma jornada extraordinária. Temos muito a desenvolver, por acreditar que estamos trazendo de fato uma grande contribuição para o meio ambiente, para termos uma alimentação saudável e uma agricultura regenerativa, que irá destacar ainda mais o Brasil como líder mundial na produção de alimentos”, comentou.

Diversos fatores, como a rápida adoção do produtor às tecnologias biológicas e a facilidade operacional da produção nacional, são essenciais para o avanço desse mercado. O Brasil é o maior fabricante e o maior consumidor de produtos biológicos no mundo. Estudo da Kynetec aponta que a safra 2022/2023 teve uma adoção de 31% de produtos biológicos em áreas cultivadas, com cerca de 60% das propriedades rurais do Brasil incorporando essas soluções.

Com a crescente demanda de mercado, a Biotrop tem mantido massivos investimentos, sobretudo nas áreas de P&D e produção. Em 2023, R$ 90 milhões foram destinados à ampliação da estrutura fabril, e prevê mais R$ 30 milhões neste ano. “Nesses seis anos, desenvolvemos uma equipe incrível, lançamos produtos que já são consagrados, focamos em inovação, em capacidade produtiva e no registro de novas soluções. E o resultado foi um crescimento excepcional. É raro ver no meio empresarial o que nós fizemos em tão pouco tempo”, celebra Zem.

Biofirst e os novos valores da Companhia

No final de 2023, o grupo belga Biofirst – líder mundial em bioinsumos para a agricultura, concluiu a aquisição da Biotrop, traçando uma forte estratégia global que segmentou a companhia em 04 divisões. Com amplo portfólio, a Biotrop será responsável pelo desenvolvimento e comercialização de produtos voltados para grandes culturas, dentro do contexto estratégico.

Houve, então, o alinhamento entre os valores organizacionais da Biotrop com os da Biofirst, para convergir os principais direcionais das companhias. Para Maina Pardini, diretora de Gente e Gestão da Biotrop, a harmonização foi relativamente simples. “Por terem o mesmo direcional de negócios e grande sinergia, Biotrop e Biofirst tinham valores organizacionais similares. Foram necessários pequenos ajustes, mantendo-se a essência. A nossa cultura não mudou”, contou.

Um dos principais valores organizacionais, que já era um dos pilares da Biotrop, é a Colaboração & Senso de Dono. “Acreditamos no poder da colaboração, sentir-se parte, com paixão e orgulho, agindo com senso de dono e comprometimento, direcionando esforços para superar os resultados. Como equipe, gostamos de ajudar e compartilhar, encontramos alegria em nosso trabalho, celebramos sucessos e criamos um ambiente positivo”, acrescenta Pardini

Atenção: Você está no site da Biotrop. O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola.