Tido como a segunda forma de pagamento mais usada no Brasil, os boletos bancários só perdem para os pagamentos realizados via cartão de crédito. Entretanto, é importante destacar que a fraude realizada via documentos de boletos é uma das mais comuns no Brasil, na qual estelionatários usam o nome de instituições financeiras, agtechs e empresas indevidamente.
Uma prática comum feita pelos criminosos é instalar um vírus no computador das vítimas para alterar os dados de boletos emitidos pela Internet, e deste modo redirecionar a quantia depositada para a conta dos golpistas.
A Serasa Experian, empresa do mercado financeiro, destaca alguns cuidados na hora de efetuar os pagamentos:
Verifique o código de barras
Em um boleto verdadeiro, os números do código de barras aparecem na região superior e inferior exatamente iguais. Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco no qual emitiu o boleto. Esse é um primeiro indicador. Você precisa ficar atento. Se ele não for o mesmo do banco informado no boleto, pode ser um golpe.
Confira a fonte de emissão do boleto
Sempre se certifique que a origem do boleto é confiável. Muitos golpistas enviam o boleto falso por SMS, WhatsApp e outros em vez de usar canais oficiais. Sempre que possível, emita seu boleto através do site oficial.
Atenção aos dados do boleto bancário
Erros de português são bem comuns de aparecer em boletos falsos. Sempre verifique se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário.
Se tiver alguma dúvida, confira se o CNPJ informado é o mesmo da empresa que você teve contato
Observe o valor
O valor do boleto aparece em dois lugares, no final do código de barras e no espaço “valor do documento”. Caso o valor não seja igual, desconfie que você está com boleto falso. Outro sinal de alerta é constar um preço diferente em uma cobrança que costuma ter um valor fixo
Analise os dados do beneficiário
Por fim, outra dica para você prestar atenção é observar que o CNPJ do emissor deve estar descrito no boleto bancário. Pode ser que a empresa use seu nome de Razão Social (nome oficial da empresa) no lugar do nome fantasia. Se o nome que aparecer no boleto for desconhecido por você, pesquise no site da empresa ou faça uma busca online para se certificar
NA BIOTROP – vigilância redobrada
Desde 01 de novembro de 2023, todas as notas fiscais e DANFES da BIOTROP/TOTAL BIO são emitidas com senha. Assim, boletos sem essa forma de autenticação são grande indício de fraude.
Esta atualização garante mais um passo em direção à proteção das informações dos nosso parceiros e da integridade de nossas transações comerciais, uma vez que a segurança e confiança dos nossos clientes são de extrema importância para nós.