Estudos com bactérias na agricultura comprovam eficiência e economia

Estudos com bactérias na agricultura comprovam eficiência e economia

O uso de bactérias na agricultura para aumentar a eficiência do solo e a produtividade no campo tem desencadeado o desenvolvimento de pesquisas por diversos órgãos, em diversas culturas.

Pesquisador da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) concluiu, recentemente, que a adição de composto e bactérias no solo resultou em um acréscimo de 20 toneladas por hectare no cultivo da cana-de-açúcar.

O aporte de microorganismos benéficos apresenta-se como uma estratégia ecologicamente sustentável, pois proporciona ganhos biológicos nos diversos processos ecológicos do solo, além de aumentar a eficiência dos fertilizantes, representando ganho econômico.

Segundo o pesquisador Antonio Marcos Miranda Silva, integrante do projeto, apenas com o uso do composto, sem a adição de bactérias, foi possível aumentar a produtividade em condições de campo. “Obtivemos 145 toneladas por hectare de cana-de-açúcar. Adicionando somente o composto, a produtividade foi para 155 toneladas por hectare, ou seja, ganhamos 10. Por fim, quando adicionamos composto e bactérias, a produtividade saltou para 165 toneladas por hectare, no primeiro ano de cultivo”, detalhou Antonio Marcos.

Biológicos na agricultura

Da mesma forma, em estudo semelhante, pesquisadores do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) e do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) vêm estudando bactérias que estimulam o crescimento da da cana-de-açúcar, tornando-a eficaz em aproveitar os nutrientes do solo pela melhora do seu sistema radicular.

A pesquisadora Juliana Velasco explica que o estudo vem sendo testado em lavouras em São Paulo, mas poderá ser usado também em outras culturas. “Costuma-se dizer que as relações entre micro-organismos e plantas são espécies específicas. O que minha linha de pesquisa vem vendo é que tem bactérias que são mais generalistas, então elas conseguem promover um crescimento de uma gama maior de plantas, por exemplo o arroz e milho”, relatou Juliana.

Saúde do Solo

Em outro estudo da Esalq, que partiu do Departamento de Ciência do Solo, o pesquisador Bruno Ewerton da Silveira Cardillo concluiu que a inoculação do feijoeiro com bactérias fixadoras de nitrogênio diminui em 75% a utilização de fertilizantes nitrogenados por hectare.

O estudo comprovou que a alternativa é viável tecnicamente, economicamente atrativa e ambientalmente correta.

Desta forma, as pesquisas endossam os ganhos na utilização dos biológicos na agricultura e convergem com mudanças comportamentais e exigências dos consumidores.

A Biotrop surgiu com a proposta de liderar esta transformação, com uma completa gama de soluções biológicas que focam na sustentabilidade e produtividade nas lavouras.

Saiba mais em:
https://biotrop.com.br/produtos/

Fontes:

http://radios.ebc.com.br/brasil-rural/2020/02/pesquisa-usa-bacterias-para-estimular-o-crescimento-de-plantas

https://www.agrolink.com.br/noticias/bacterias-podem-aumentar-produtividade-da-cana_430400.html?utm_campaign=shareaholic&utm_medium=whatsapp&utm_source=im

https://www.agrolink.com.br/noticias/bacterias-barateiam-producao-de-feijao_430864.html

28 de janeiro de 2021

Manejo biológico leva inúmeros benefícios à cultura do feijão

Em um momento de incertezas relacionadas aos fertilizantes, produtores podem aumentar a eficiência da adubação de base, manejar pragas e doenças, ter ganho de produtividade, com sustentabilidade

28 de janeiro de 2021

Alerta vermelho: O produtor precisa pensar em alternativas aos fertilizantes

Alta dos insumos e até o risco de um possível desabastecimento para as próximas safras desperta atenções no campo. Boa gestão e produtos alternativos como os biológicos podem ajudar a diminuir os impacto

28 de janeiro de 2021

Lançamento do Programa BioMulher

Segundo o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) mais de 40% dos profissionais que atuam no mercado de agronégocio brasileiro são mulheres. Em homenagem a esse universo lançamos hoje o Programa BioMulher, que levará informaçõrd, palestras e práticas ao time feminino da Biotrop, com o objetivo de valorizar e apoiar o trabalho e desempenhado por elas.

1 2 3 23