Agricultura Biológica: Hoje e depois

Agricultura Biológica: Hoje e depois

A Agricultura Biológica e Natural está no nascedouro de uma nova era, vibrante, sustentável e com taxas de crescimento impressionantes. Isto tudo se torna possível à medida que novas empresas se formam, investem, criam equipes especializadas e transformam o improvável em realidade.

Este momento extraordinário se alia a produtores rurais despertos para o valor dessa nova tecnologia e o potencial salto de produtividade para tornar o agronegócio brasileiro ainda mais produtivo e sustentável em toda sua cadeia.


O estrondoso sucesso da fixação biológica de nitrogênio (FBN) que ainda cresce em uso graças a co-inoculação e a inoculação de sulco somam novas ferramentas: as bactérias e os fungos benéficos.


O domínio de bactérias e fungos benéficos fornece um horizonte incrível de possibilidades de criarmos produtos biológicos capazes de controlar insetos, ácaros, fungos, nematoides e promover a bioestimulação em diferentes frentes e ainda superar em performance os produtos químicos.


As empresas precisam agora focar no domínio de cepas superiores, sua multiplicação eficiente, a baixo custo, livres de toda e qualquer contaminação para poderem competir de forma exitosa.


É necessário que as empresas não “arremessem” seus produtos no mercado, mas sim inovem com absoluta competência e seriedade, avaliem exaustivamente seus microrganismos benéficos com ensaios de laboratório e de campo para prometer e entregar ao agricultor o que ele de fato espera. A livre concorrência e o próprio agricultor irão punir os incautos.


Todo esse domínio tecnológico deverá ser acompanhado de fortes investimentos em acesso de mercado. Pois necessário se faz chegar ao produtor rural, educá-lo no uso correto e nos benefícios crescentes da Agricultura Biológica.


Enfim ouso dizer que hoje os defensivos agrícolas são a regra e os biológicos a exceção. No entanto em 15 anos esse fato se reverte e isso graças a demandas do mercado consumidor, revolução tecnológica que se avizinha trazendo baixo custo e alta performance para os biológicos assim como vigoroso despertar dos agricultores ao Valor da Agricultura Biológica.

*Antonio Carlos Zem
CEO da BIOTROP/TOTAL BIO; MSc PhD.

28 de janeiro de 2021

BIOTROP: Programação de eventos - Janeiro/22

Dinetec, SuperAgro, Agroferrari no Campo entre outros. Acesse no nosso Blog os eventos onde a BIOTROP estará em janeiro de 2022. Confira!

28 de janeiro de 2021

Alimento: não basta produzir, precisa ser saudável

Confira o artigo de Antonio Carlos ZEM, CEO BIOTROP, para o fechamento do ano de 2021.

28 de janeiro de 2021

Bombardeiro: o novo multissítio biológico para controle de doenças foliares

Conheça o BOMBARDEIRO, nosso novo biofungicida microbiológico, com alta eficiência para doenças de final de ciclo. Dê um basta nas doenças foliares e DFC's com BOMBARDEIRO!

1 2 3 21